Maternidade
Gestação coletiva e maternidade
Tudo o que você faz aqui nesta fase terá reflexo nos outros segmentos da produção de suínos. Os cuidados adequados na fase de gestação e maternidade são essenciais para evitar prejuízos às fases seguintes. Manter os animais em boa ambiência, com boas condições físicas, promover a expressão de comportamentos naturais e boas interações com os manejadores podem ser determinantes em seus resultados produtivos.
Gestação Coletiva
Este tipo de manejo permite aos animais interagirem entre si e estimula a expressão do comportamento natural. Contudo, é necessário ter cuidados básicos para evitar prejuízos ao bem-estar dos animais. Um dos principais pontos críticos é a formação da hierarquia e a disputa por recursos que podem gerar interações agonísticas (brigas). O manejo adequado reduz o tempo de manutenção dos animais em gaiolas, mantém a produtividade em níveis desejados e reduz a chance de ocorrência de estereotipias.
Maternidade
Toda a qualidade da produção depende do nascimento de leitões fortes e saudáveis. Um dos grandes desafios dessa etapa é o controle da ambiência, uma vez que a fêmea necessita de um ambiente mais ameno e fresco, enquanto o leitão precisa de fontes de calor e aquecimento pois seu sistema termorregulador ainda não é bem desenvolvido.
Para conhecer mais sobre manejo de baixo estresse, acesse a trilha de conhecimento disponível na Universidade MSD.
NAVEGUE PELOS ESTÁGIOS DA CADEIA PRODUTIVA