Projetos de bem-estar animal foram reconhecidos entre outras iniciativas da cadeia produtiva
Neste mês, as unidades de animais de produção da MSD Saúde Animal no Brasil foram premiadas em concurso realizado globalmente pela companhia e que avalia projetos inovadores e transformadores em bem-estar animal.
O Animal Welfare Challenge 2022 contou com mais de 20 projetos de todos os locais em que a MSD está presente, selecionando iniciativas em três categorias: Espécie (projetos com apenas uma espécie); Função (projetos que avaliaram e envolveram funções de produtos e estratégias); e Multiespécie (com mais de uma espécie trabalhada).
Pelas inscrições do Brasil, foram premiados dois projetos na categoria Espécie e um na categoria Multiespécie.
Um dos projetos premiados integra o programa Criando Conexões Multiespécie e busca garantir um alto padrão de bem-estar animal na avicultura, desde a postura até o abate, por meio de protocolo de diagnósticos, treinamento de pecuaristas, rotinas de extensão na granja e abatedouro e programa de certificação.
O outro reconhecimento é para a iniciativa de Redução da Marca a Fogo, em parceria com o
Professor Mateus Paranhos e equipe da BEAnimal, com apoio de Antony Luenenberg, coordenador de bem-estar animal para Ruminantes da MSD Saúde Animal.
O projeto propõe a substituição da técnica que utiliza ferro incandescente pela identificação eletrônica dos animais, trazendo benefícios como redução do estresse animal, valorização do couro do bovino, além de vantagens para os trabalhadores da fazenda, para o pecuarista e para a própria imagem de toda a cadeia produtiva da pecuária
Por fim, o time brasileiro da MSD Saúde Animal foi reconhecido pelo lançamento da Certificação em Bem-Estar Unico – Missão de Cuidar, para o qual definiram mais de 150 critérios adaptados ao clima tropical e que definem produções sustentáveis e focadas em bem-estar. O novo selo é auditado pela QIMA/WQS e abrange produções de bovinos, suínos e aves.
“As premiações chancelam o consistente trabalho que a MSD Saúde Animal vem desenvolvendo em prol do mercado brasileiro, reafirmando seu propósito de melhorar a vida das pessoas e a saúde e bem-estar dos animais”, ressalta Kialane.
Em 2021, a companhia também foi premiada no concurso global, ficando em primeiro lugar, entre 43 iniciativas, com o projeto “Criando Conexões Brasil: Uma abordagem multiespécie de bem-estar animal“.
Fonte: Ascom MSD Saúde Animal